Google Chrome passará a bloquear conteúdo misto sem HTTPS - Programadores Brasil
Browsers

Google Chrome passará a bloquear conteúdo misto sem HTTPS

1 Mins read
Novo Chrome marará páginas mistas como inseguras (Foto:Reprodução)

O Google Chrome anunciou, no início deste mês, que irá marcar como inseguro as páginas de “conteúdo misto”, que são os sites HTTP dentro de sites HTTPS. A exceção fica por conta das páginas com Java ou iFrames,

O HTTPS não quer dizer que o site é seguro, mas garante que a conexão entre você e o servidor de destino será criptografada, evitando a interceptação dos dados.

[+] Grupo Fleury sofre tentativa de ataque cibernético e tem partes de seu site comprometidas. Saiba mais

Essas páginas, porém, ainda podem carregar alguns tipos de conteúdo por meio de uma conexão sem proteção. Isso mudará a partir do Chrome 79, que será lançado em dezembro deste ano.

Conteúdo misto refere-se à prática de carregar com segurança recursos adicionais (imagens, áudio e vídeo, por exemplo) por HTTP em um site HTTPS. 

[+] Brasil sofre 3,2 bilhões de ciberataques nos três primeiros meses de 2021 e lidera ranking de ataques virtuais. Entenda

A partir do Chrome 79, o conteúdo misto será bloqueado gradualmente para dar tempo aos sites para fazer as alterações necessárias. A primeira dessas alterações no Chrome 79 será uma nova configuração que permitirá aos usuários desbloquear conteúdo misto em um site específico. Essa configuração pode ser encontrada clicando no ícone de cadeado ao lado do endereço de um site HTTPS (veja na imagem acima)

Os recursos mistos de áudio e vídeo serão bloqueados por padrão no Chrome 80 se não puderem ser carregados por HTTPS. Esse conteúdo pode ser desbloqueado seletivamente usando o menu de configurações descrito anteriormente. As imagens mistas também serão afetadas no Chrome 80.

[+] Microsoft Edge lança recurso de compartilhamento de guias entre dispositivos. Confira

Elas ainda serão carregadas, mas agora farão com que a mensagem “Não seguro” apareça na barra de endereços. No entanto, esse período de cortesia para imagens termina no Chrome 81, onde todo o conteúdo misto será bloqueado por padrão. O Chrome 81 começará a ser lançado em fevereiro de 2020.

[+] Grupo Fleury sofre tentativa de ataque cibernético e tem partes de seu site comprometidas. Saiba mais


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *