Chrome cria "Camada de segurança" para versões mobile - Programadores Brasil
Acessórios em GeralBrowsers

Chrome cria “Camada de segurança” para versões mobile

2 Mins read

Pouco após introduzir o recurso de segurança  “Isolamento do site ” no Chrome para desktops no ano passado, o Google introduziu ‘a linha de defesa extra’ para usuários de smartphones Android que usam o Chrome.

Este é um recurso de segurança que acrescenta um limite adicional entre dois sites, o que permite que páginas de sites diferentes terminem em diferentes processos em área restrita no navegador.

Todo site, no navegador, tem seu próprio processo isolado, no caso de uma falha no navegador ou uma vulnerabilidade de canal lateral do Spectre, o recurso torna mais difícil para invasores ou sites mal-intencionados acessarem ou roubarem dados entre sites de suas contas em outros sites.

[+] 5G: Anatel alerta que nova tecnologia causará interferência no sinal de parabólicas e 9 milhões de famílias terão que arcar com novos equipamentos de TV. Entenda

O Isolamento de site ajuda a proteger muitos tipos de dados confidenciais, incluindo cookies de autenticação, senhas armazenadas, dados de rede, permissões armazenadas, bem como mensagens de origem cruzada que ajudam os sites a transmitir mensagens com segurança entre domínios.

O recurso ganhou atenção em janeiro de 2018, quando estava na zona experimental e foram descobertas duas vulnerabilidades críticas da CPU , chamadas Specter e Meltdown , que permitiam que sites corrompidos lançassem ataques diretamente do navegador.

-Mesmo que um ataque Spectre ocorra em uma página maliciosa, os dados de outros sites geralmente não são carregados no mesmo processo e, portanto, há muito menos dados disponíveis para o invasor. Isso reduz significativamente a ameaça representada por Spectre- afirmou o Google.

[+] Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais brasileiras em 2022, garante presidente da Anatel. Saiba mais

De acordo com a empresa, a disponibilidade do recurso estará presente nas versões a partir do modelo 77, já disponível para download. Mais importante, note que, diferentemente do Chrome para desktops, o recurso de isolamento de sites no Chrome para Android não protege todos os sites.

Ao invés disso, na tentativa de acompanhar o desempenho do dispositivo, o Isolamento do site no Chrome 77 para Android foi redesenhado para proteger apenas sites de alto valor em que os usuários efetuam login com senhas.

-Queríamos garantir que o isolamento do site não afete adversamente a experiência do usuário em um ambiente com recursos limitados como o Android.  É por isso que, diferentemente das plataformas de desktop em que isolamos todos os sites, o Chrome no Android usa uma forma mais fina de isolamento de sites, protegendo menos sites para manter a sobrecarga baixa. Isso protege sites com dados confidenciais com os quais os usuários provavelmente se importam, como bancos ou lojas sites, permitindo o compartilhamento de processos entre sites menos críticos – concluiu o Google.

[+] 5G: Anatel alerta que nova tecnologia causará interferência no sinal de parabólicas e 9 milhões de famílias terão que arcar com novos equipamentos de TV. Entenda

Por exemplo, quando você visita um site bancário ou de comércio eletrônico no navegador Chrome no seu telefone Android e faz login na sua conta, o Chrome observa uma interação de senha e ativa automaticamente o recurso Isolamento do site. Raramente, o navegador renderizará esse site em seu próprio processo de renderizador dedicado, ajudando a proteger suas informações confidenciais nesse site de todos os outros sites.

Além disso, o Chrome manterá uma lista dos sites isolados armazenados localmente no seu dispositivo, o que ajuda o navegador a ativar automaticamente o recurso sempre que você revisitar um desses sites.

No entanto, se você deseja ativar vigorosamente essa proteção para isolar todos os sites sem se preocupar com o desempenho do seu dispositivo, você pode ativar manualmente o isolamento completo do site via chrome: // flags / # enable-site-by-process page .

[+] Conexão 5G bate recorde de velocidade em testes realizados com Telstra, Ericsson e Qualcomm. Saiba mais


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *