Biblioteca LLBLGen Pro Runtime Framework v5.6 beta é lançada - Programadores Brasil
Linguagens de programação

Biblioteca LLBLGen Pro Runtime Framework v5.6 beta é lançada

2 Mins read

Durante anos, os desenvolvedor contaram com o pacote Microsoft.SqlServer.Types para fornecer os tipos SqlGeometry e SqlGeography para o SQL Server. Isso funcionou bem, mas teve a desvantagem de que a dll precisava ser detectável para usar os tipos e era um aborrecimento fazê-la funcionar no designer. Isso se dava ao fato de as dlls serem distribuídas com o próprio SQL Server ou por meio de um pacote de nuget.

Nesta versão, isso foi resolvido adicionando ao Framework os seus próprios “tipos espaciais” (spatial type) para o designer, que são convertidos em tipos espaciais para o banco de dados específico no momento da geração do código.

Ao mesmo tempo, agora é possível oferecer suporte a tipos espaciais no PostgreSQL, pois, como é sabido, para esse banco de dados o pacote do tipo SQL Server não é utilizável.

Para você, usuário, fica mais simples porque você não precisa mais instalar os tipos do SQL Server em algum lugar: o designer converterá automaticamente os tipos da Microsoft em projetos mais antigos para os novos tipos internos e, ao modelar seu modelo de entidade, você poderá usar o tipos internos sem instalar nada.

Nova tela de inicialização com processamento de recursos em paralelo

Nova versão do LLBL Gen traz melhorias significativas na tela de inicialização. (Foto: Divulgação)

A nova tela de inicialização não apenas faz com que você se concentre nas tarefas a seguir, mas também nos permite fazer o processamento de inicialização necessário nos bastidores, sem que você precise esperar pela conclusão. Muitas tarefas no designer foram otimizadas e passaram a serem executadas em paralelo na inicialização usando a biblioteca .NET TPL.

Este trabalho é iniciado assim que a tela de inicialização é exibida e, quando você carrega o projeto em que deseja trabalhar, ele concluiu seu trabalho, resultando em uma experiência de inicialização suave.

Mais clareza na edição de atributos

Nova tela de edição de atributos em massa. (Foto: Divulgação)

O designer do LLBLGen Pro oferece a capacidade de definir atributos, interfaces adicionais e espaços de nome para elementos usando regras, para que sejam aplicados a todos os elementos que correspondem às regras no código gerado.

As regras podem abranger a maioria dos casos, mas você ainda pode adicionar atributos, espaços para nome e interfaces adicionais a uma variedade de elementos manualmente.

Fazer isso por meio da interface do usuário, um elemento de cada vez, é obviamente demorado. Para facilitar isso, a interface gráfica foi ajustada para o gerenciamento de valores de configuração em massa.

Outras mudanças

Além das mudanças focadas no designer, foram adicionadas algumas funcionalidades como:

  • Suporte de tipo espacial para PostgreSQL;
  • Travessia do gráfico com base na primeira pesquisa na persistência do gráfico de entidade;
  • Conjuntos de resultados vazios agora são armazenados em cache;
  • Caminhos de pré-busca otimizados quando os nós pais são apenas 1 elemento;
  • O “Target Hint” e os predicados da “Temporal Table” agora podem ser especificados nos nós do caminho de pré-busca no Linq e QuerySpec;

Veja a documentação completa para mais detalhes.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Javascript Online: Top 5 Melhores Sites para programar

[Iniciantes] Aprenda a Como Fazer ForEach em Javascript

Next.js: Conheça o Framework para ReactJS

[Python] Criando um Layout Interativo com Tkinter

[Python] Construindo um Layout para seu App usando Tkinter

[Python] Tkinter - Aprenda a Programar em Python Com Interfaces Gráficas

[Iniciantes] Python List: Aprenda como Manipular as Listas

[Iniciantes] Veja Como Instalar o Python 3 no Windows

WooCommerce: Veja Como Criar Sua Loja Virtual Wordpress

Sistema SAP: Entenda o que é e Como Funciona