Kaspersky descobre vírus no famoso app CamScanner na Google Play Store - Programadores Brasil
Android

Kaspersky descobre vírus no famoso app CamScanner na Google Play Store

1 Mins read
Aplicativo já foi baixado por mais de 100 milhões de pessoas.

Um malware na versão para Android do CamScanner, foi encontrado por pesquisadores da empresa de cibersegurança Kaspersky. O aplicativo de digitalização de documentos teve mais de 100 milhões de downloads na Play Store, e foi retirado da loja pelo Google após notificação da empresa russa. As informações são do TechTudo.

[+] 5G: Anatel alerta que nova tecnologia causará interferência no sinal de parabólicas e 9 milhões de famílias terão que arcar com novos equipamentos de TV. Entenda

Entenda

Segundo o TechTudo, o módulo, identificado pela Kaspersky como Trojan-Dropper.AndroidOS.Necro.n, já foi observado pela empresa em apps pré-instalados em smartphones chineses. O trojan extrai e executa outro módulo mal-intencionado, contido no arquivo criptografado mutter.zip, incluído nos recursos do aplicativo.

O malware extraído é um Trojan Downloader — ele baixa mais módulos maliciosos, dependendo do que seus criadores estão pretendendo no momento. O código pode ser usado de diferentes formas — por exemplo, exibindo anúncios intrusivos em aplicativos infectados ou inscrevendo usuários em assinaturas pagas.

Após uma série de reviews negativos de usuários em sua página, o laboratório de segurança resolveu investigar o aplicativo.

Apesar disso, a versão para iPhone (iOS) não foi mencionada no relatório, e continua disponível para download na App Store.

[+] Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais brasileiras em 2022, garante presidente da Anatel. Saiba mais


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *