FBI apreende suspeita de hackear banco norte americano Capital One - Programadores Brasil
Segurança Digital

FBI apreende suspeita de hackear banco norte americano Capital One

1 Mins read
Imagem ilustrativa. (Reprodução: Google)

O FBI apreendeu uma suspeita de hackear um banco norte americano, O Capital One. Trata-se de Paige Thompson, de 33 anos, uma engenheira de software que mora na cidade de Seattle. Anteriormente, Paige trabalhou para a Amazon Web Services. Ela é acusada de roubar dados de solicitações de cartão de crédito, números do seguro social e informações de contas bancárias do servidor do banco. As informações são do Canal Tech.

[+] Malware do tipo Trojan se infiltra por 2 anos em mais de 3 milhões de PCs e rouba 1,2 terabytes de dados e informações pessoais. Entenda

A hacker ainda falou sobre o ocorrido em suas redes sociais, o que fez com que ela fosse pega. Segundo as autoridades norte-americanas,  Paige postou: “Basicamente, coloquei um colete à prova de bombas, mostrei os dados da Capital One e admiti o que tinha feito”. A partir de então, eles rastrearam sua atividade online em outras contas no Twitter e no Slack, onde ela supostamente se gabou do que tinha feito. “Eu tenho a intenção de montar algo como uma noite de hack ou algo assim em breve”, Paige postou em 13 de maio. Os investigadores ainda afirmaram que ela usou o codinome “erratic”.

O que disse o Capital One

O Capital One caracterizou o incidente como uma “vulnerabilidade de configuração explorada”. Ao todo, Paige roubou 140 mil números da Previdência Social e 80 mil números de contas bancárias na violação em 19 de julho. O FBI aponta que a hacker supostamente se aproveitou de um “erro de configuração do firewall” para invadir o servidor do banco.

O executivo-chefe do banco, Richard D. Fairbank, se desculpou pelo incidente por meio de um comunicado feito na segunda-feira: “Sinto muito pelo que aconteceu. Peço sinceras desculpas pela compreensível preocupação que este incidente deve estar causando às pessoas afetadas, e estou comprometido em consertar a situação”.

[+] Falha global deixa grandes portais de notícias e de governos fora do ar. Entenda

A engenheira de software foi acusada de fraude. De acordo com a BBC, Paige pode ser condenada a uma sentença máxima de multa de US$ 250 mil e até cinco anos de prisão.

Via: Canal Tech.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *